blog

9 atividades de aventura
na Chapada Diamantia

A Chapada Diamantina é um paraíso para os fãs do ecoturismo e do turismo de aventura. A região, de onde faz parte o Parque Nacional da Chapada Diamantina, oferece atrações e atividades capazes de manter facilmente o viajante ocupado por um mês.
1
Caminhada e Trekking
Considerado pelos andarilhos mais experientes como o paraíso do trekking (definição para longas caminhadas), a região oferece uma quantidade farta de trilhas e atrativos naturais. Em geral, os caminhos foram abertos pelos antigos garimpeiros e hoje são mantidos pelos guias de turismo, principalmente. O Vale do Pati se destaca, sendo considerado por muitos viajantes como uma das melhores travessias do país.
2
Escalada
A Chapada Diamantina é um local perfeito para a prática da escalada, sendo palco, inclusive, para o turismo de esportes através de competições como o Igatu Boulder, que reúne escaladores de vários cantos do Brasil e do mundo. Os estilos, conhecidos como tradicional, esportivo e boulder, podem ser praticados em lugares de fácil acesso, com sombra e ao lado de uma cachoeira, algo atípico para os escaladores. A região possui empresas especializadas e certificadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para a prática de escalada e rapel.
3
Rapel
A região oferece várias opções do esporte para quem tem pouca ou nenhuma experiência. Os locais mais procurados na Chapada são a Gruta do Lapão, em Lençóis, com 45 m de descida na boca da maior caverna de quartzito do Brasil, no Poço do Diabo e na impressionante Cachoeira do Buracão, com 100 m de descida.
4
Tirolesa
A tirolesa na água pode ser feita no Rio Pratinha, no Poço do Diabo, na Fazenda Vaccaro dentre outros locais. É uma ótima opção para quem gosta de adrenalina sem fazer muito esforço.
5
Flutuação
Nadar em águas cristalinas é uma ótima opção de passeio. Com pouco esforço, é possível realizar esta atividade na Pratinha e no Poço Azul; dois cenários espetaculares e de fácil acesso. Nos dois atrativos, são oferecidos os equipamentos necessários, como máscara, colete e pé de pato.
6
Canoagem
As águas calmas da região permitem que a canoagem seja realizada por pessoas de todas as idades, sendo necessário apenas ter disposição para remar em percursos que variam de 6 a 25 km. O local mais procurado para a prática deste esporte é o Rio Preto, em Mucugê, onde o nível da água é permanente durante todo o ano. Esse passeio dura, geralmente, três horas, com paradas para contemplar a paisagem e conhecer as pinturas rupestres da Lapa do Caboclo. Na época de chuva no Vale do Capão, o Rio Preto* é mais uma opção. No Marimbus, o passeio de caiaque é diversão garantida: canais estreitos, trechos largos do leito do Rio Santo Antônio, lagoas de vários tamanhos, um labirinto de aguapés e olhos d’água são alguns dos encantos do passeio.
7
Stand Up Paddle
Remar em pé sobre uma prancha de surfe, combinando esforço físico com a contemplação da natureza. Essa é a definição do Stand Up Paddle, que vem se tornando uma promissora atividade na Chapada. O pantanal Marimbus é um local com águas calmas que apresenta roteiros mais curtos e leves para os iniciantes, e mais longos e com condições adversas, agradando aos praticantes avançados do esporte. Em breve, as praias do Paraguaçu também serão rota das pranchas. Os interessados podem remar com seus próprios equipamentos (pranchas, remos e coletes) ou alugá-los em agências especializadas.
8
Mountain Bike
A variedade de paisagens, repletas de morros e quedas d’água, tornam a Chapada um lugar instigante para os bikers, destacando-a no contexto do mountain bike. Com trilhas single track repletas de subidas e descidas, é preciso muito treino e disposição por parte do esportista para percorrer a Chapada em duas rodas.
Nas agências de turismo é possível escolher roteiros que duram de um a sete dias, passando tanto pelos cartões postais da Chapada, como a Cachoeira da Fumaça e o Morro do Pai Inácio, como por locais mais remotos. Para aqueles que gostam de bike, mas pedalam de forma despretensiosa, existem algumas opções de roteiros de nível leve a moderado e algumas agências que alugam equipamento. Porém o forte da região são os passeios de nível avançado, direcionados para pessoas com mais experiência.

Dica!
Entre em contato com a hashtagtravel para realizar este tipo de atividade. É recomendado ter experiência no esporte, bom condicionamento físico e ter mais de 14 anos.

Veja aqui opções de cicloturismo na Chapada Diamantina
9
Quadriciclo
Sobre quatro rodas, você tem mais uma opção de desfrutar das belezas naturais da Chapada Diamantina com pouco esforço físico, mas muita adrenalina, passando por rios e cachoeiras. Todos os percursos com quadriciclo devem ser realizados fora do Parque Nacional. Para pilotar o veículo, é preciso ter mais de 18 anos, usar capacete e possuir CNH categoria B. Crianças a partir de dez anos de idade podem ir na garupa com os pais.
Posts recentes
    Made on
    Tilda