blog

11 animais nativos incríveis
para ver na Costa Rica

Existem mais de 500.000 espécies de animais e plantas na Costa Rica, tornando o país um dos 20 países com maior biodiversidade do mundo. Por esta razão, é um lugar incrível para vir e ver uma vida selvagem única e abundante e possui 32 parques nacionais, 51 refúgios de vida selvagem, 13 reservas florestais e oito reservas biológicas. A oportunidade de encontrar animais nativos é bastante alta! A vida selvagem está em toda parte na Costa Rica, não apenas em áreas protegidas, então mantenha os olhos abertos e aproveite as vastas maravilhas naturais deste lugar mágico.

1
Anta
As antas comem principalmente frutas, folhas e galhos e desempenham um papel muito importante na dispersão de sementes nas florestas secas e nas florestas tropicais perenes da Costa Rica. Como adultos, eles podem pesar entre 150–300 kg. Esses gigantes solitários da floresta têm uma aparência única, mas muito funcional, eles têm um lábio superior alongado que se parece com uma tromba curta de elefante, o que os ajuda a pegar sua comida. Para avistar as antas não deixe de visitar o Parque Nacional do Corcovado, no Parque Nacional de Santa Rosa ou na Floresta de Monteverde.
2
Javali
Os javalis são porquinhos selvagens adoráveis encontrados na floresta estacional decidual, nas florestas tropicais, nas florestas de arbustos e nas áreas agrícolas da Costa Rica. Eles são bastante engenhosos e adaptáveis e vivem em rebanhos de três a 30 outros queixadas, mantendo uma estrutura hierárquica dentro de seu rebanho. Os javalis também falam muito e podem ficar agressivos em disputas por água.

3
Quati
Embora os quatis, também conhecidos como coatimundis, sejam mais comuns na província de Guanacaste, na Costa Rica, eles podem ser vistos em todo o país. Eles amam as florestas quentes e secas, bem como as áreas montanhosas mais frias e tudo o mais. Eles são carnívoros que se alimentam principalmente de insetos, ovos, frutas e nozes, mas também são necrófagos. Quatis são animais muito sociais que normalmente viajam em grupos, e eles também não parecem ter medo de humanos e nos associam com comida, então tome cuidado para não se aproximar muito deles.
4
Macaco Prego de Cara Branca
Macacos-prego de cara branca são comuns em todas as florestas secas, florestas tropicais e florestas tropicais da Costa Rica. Eles são um animal muito inteligente e vivem em grandes grupos sociais que podem chegar a até 30. Os capuchinhos não são exigentes; comem de tudo, desde insetos e ovos a frutas e flores. A Costa Rica tem uma população muito saudável e são comumente vistos no Parque Nacional Manuel Antonio e ao longo da Península de Osa.
5
Jaguatirica
A jaguatirica, chamada de manigordo em espanhol, vive em florestas decíduais, florestas primárias e secundárias e vales na Costa Rica. Este lindo gato selvagem tem pés enormes, por isso recebeu seu nome em espanhol, que significa “mão gorda”. Eles são muito secretos e raramente vistos na natureza, então se você vir um, considere-se incrivelmente sortudo! No entanto, você pode vê-los em santuários de vida selvagem, como o Parque Natural La Paz Waterfall Gardens. Seus alimentos favoritos são iguanas e javalis.
6
Preguiça de três dedos
A preguiça de três dedos está definitivamente na lista dos animais mais bizarros da Costa Rica, mas também é um dos mais fofos. A floresta de nuvens lentas e o residente da floresta tropical vivem no alto das copas das árvores. Eles descem até o chão da floresta uma vez por semana para eliminar os resíduos. Sua melhor chance de encontrar um é em Manuel Antonio, na Península de Osa ou em Tortuguero. Você também pode aprender mais sobre eles no Santuário da Preguiça ou no Instituto da Preguiça.
7
Besouro Rinoceronte
O besouro rinoceronte, às vezes chamado de besouro elefante, é provavelmente o inseto mais surpreendente de cair o queixo na Costa Rica. Este besouro gigante pesa entre 18–28 gramas e pode ter entre 55–80 milímetros de comprimento. Esses insetos impressionantes vivem em florestas tropicais baixas e os visitantes podem frequentemente vê-los no Parque Nacional Tortuguero, Refúgio de Vida Selvagem Cano Negro, Parque Nacional Corcovado e Parque Nacional Palo Verde. Embora possam parecer monstros assustadores da floresta, eles são completamente inofensivos.
8
Lagarto Jesus Cristo
O lagarto Jesus Cristo, ou lagarto basilisco, é um réptil impressionante. Alimenta-se de insetos alados, pequenos peixes, camarões de água doce e até outros lagartos, cobras e pássaros e, por isso, precisa ser excepcionalmente rápido para capturar sua presa, o que é. Ele pode literalmente caminhar sobre a água! Os visitantes podem ver este réptil verde brilhante e ornamentado na Península de Osa. Gosta de áreas de floresta tropical de baixa altitude.
9
Perereca de olhos vermelhos
A perereca de olhos vermelhos é um anfíbio icônico encontrado nas florestas tropicais da Costa Rica. Seus olhos vermelhos vibrantes realmente os ajudam a chocar e paralisar temporariamente seus predadores. Quando fecham os olhos, eles se misturam muito bem com o ambiente verde, mas quando eles abrem os olhos, essa cor é realmente impressionante para qualquer predador que esteja vindo em sua direção, o que dá às rãs alguns segundos para escapar. As pererecas de olhos vermelhos são noturnas e dormem debaixo das folhas durante o dia.
10
Arara Escarlate
Araras vermelhas são pássaros requintados e nativos da Costa Rica. Eles podem viver até 60 anos e acasalar para a vida toda. Essas aves de cores vibrantes e muito falantes vivem nas florestas costeiras do país e são visíveis em abundância em Manuel Antonio e na Península de Osa. Eles já foram quase extintos na Costa Rica, mas tiveram uma recuperação incrível graças às leis que proíbem sua captura e encarceramento, junto com os esforços de repovoamento feitos por organizações como Zoo Ave e The Ara Project.
Mais artigos
    Made on
    Tilda