BAHIA

CHAPADA DIAMANTINA
VOLTA AO PARQUE
BY BIKE


7 DIAS / 6 NOITES
PARTE TERRESTRE
saídas fixas
hapada Diamantina é um dos mais importantes destinos de aventura do mundo. A paisagem de serras é incrível e marcante, com águas que nascem dos cumes das montanhas e formam centenas de cachoeiras borbulhantes e deliciosas para banhos. O visual imponente da Serra do Sincorá, maior serra da região e ponto onde termina a maior Cordilheira do Brasil, impressiona. A Chapada Diamantina é uma imensidão de rochas com camadas de arenitos, conglomerados e calcários de origem sedimentar. Estas rochas foram cuidadosamente esculpidas pelos ventos e pelas águas ao longo de 1,7 bilhões de anos, formando esculturas como o Morro do Pai Inácio, Morro do Camelo e Morrão, com cenários de elevados rochosos recheados de vegetação rupestre que proporcionam visuais fascinantes. Famosa pela corrida da mineração nos séculos XVII e XVIII, a Chapada Diamantina é um mister de belezas naturais, história, arte e vida tombada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Confira a nossa programação e aproveite para conhecer os principais atrativos turísticos, cidades e vilas dessa pérola brasileira.
SOBRE ESTA VIAGEM
Informações essenciais deste programa
  • A partir de R$
    Por pessoa em duplo - parte terrestre
  • 7 dias 6 noites
    Com café da manhã + lanche durante passeio e bike tours + carro de apoio durante as pedaladas
  • Saídas fixas
    mínimo 3 pessoas
  • Início / Término
    Lençóis (BA) / Lençóis (BA)
  • Dificuldade
    Intenso
  • Distância Total
    141 km - com quilometragem opcional para ciclistas mais experientes. Média diária 35 km.
  • Ideal para
    Pessoas ativas, Grupos pequenos, Amigos, famílias e viajantes solo.
  • Conhecimento
    Cicloturismo e Parque Nacional Chapada do Veadeiros, Viagem em gruopo

Nível de dificuldade

Este é um tour de nível 2.5 (numa escala de 1 a 4). Este é um ótimo passeio para pessoas ativas (que regularmente correm, andam de bicicleta ou malham) sem muita experiência em passeios de bicicleta. Também é bom para ciclistas intermediários e avançados que querem férias divertidas, aproveitando algumas colinas todos os dias. Viagens de 35 a 50 quilômetros por dia, em terrenos acidentados, com algumas subidas mais íngremes ou mais longas. Vamos pedalar em estradas secundárias pavimentadas com pouco tráfego (em alguns trechos mais curtos podemos dividir a estrada com carros), bem como em estradas de terra batida com muito pouco tráfego.

Dificuldade Física: ★ ★ ☆ ☆ Dificuldade técnica: ★ ★ ★ ☆
DIA A DIA
1º Dia – ORIGEM / SALVADOR / LENÇÓIS / MUCUGÊ

Recepção do grupo às 12h no Aeroporto de Salvador e transfer para Mucugê. Check-in no hotel, credenciamento, apresentação, montagem de bicicletas e congresso técnico. Noite livre.

Sem refeições inclusas;
Pernoite em Mucugê.


2º Dia - IBICOARA / CACHOEIRA DO BURACÃO - 31 Km

O primeiro dia de nosso tour será na região sul da Chapada Diamantina. A faceta sul da Serra do Sincorá esconde belezas incríveis. A mais bela jóia é a Cachoeira do Buracão. Um pedal de nível fácil-moderado com baixa exigência técnica será a pedida deste dia, que será para soltarmos as nossas pernas e sentirmos a energia deste lugar. A Cachoeira do Buracão é um complexo de quedas, que têm como atrativo principal a queda de 85 metros dentro de um cânion, acessível somente através de flutuação. É obrigatório o acesso com guias credenciados e contratação de equipamento especial para flutuação, que já estão incluídos em nosso pacote. Após visitarmos o Buracão, há a possibilidade de retorno até Ibicoara pedalando ou em nossos veículos de apoio. Em seguida partiremos para a cidade de Mucugê, onde iremos curtir a incrível noite da cidade dos coronéis da Chapada Diamantina. Noite livre.

Distância: 31 quilômetros
Altimetria Positiva: 390
Altimetria Negativa: 661

Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite em Mucugê.

Opcional para ciclistas avançados retorno à cidade de Ibicoara, 31 km.


3º Dia - MUCUGÊ / IGATU / ANDARAÍ - 34 km

Mucugê é uma cidade bem envolvente. Quem não conhece vai se apaixonar pela cidade de calçamento de pedras e com arquitetura colonial, caprichosamente desenhada pelos barões do garimpo do século XVII e XVIII. A noite é mais fria pela altitude, estamos na parte alta da Serra do Sincorá e há muita coisa para se fazer por aqui. A começar pela própria cidade que nos leva a um curioso e belo cemitério bizantino. Os armênios foram atraídos pelos diamantes e povoaram a região deixando a pitoresca marca, através de um conjunto arquitetônico fúnebre bem interessante, presente neste cemitério. Seguiremos em nossas bicicletas rumo a Igatu, saindo pela estrada de asfalto por aproximadamente 15 quilômetros até encontrar a trilha que nos leva ao povoado de Igatu, um distrito da cidade de Andaraí. Um lugar de alma dos povos negros, ali visitaremos alguns pontos que nos remetem à época da extração de minérios. Igatu foi um dos maiores produtores mundiais de carbonado, atendendo à demanda das construções do Canal de Panamá, Metrô de Londres e os túneis que cortam os Alpes europeus. Seguindo nosso tour Mais 13 quilômetros parando por cachoeiras refrescantes e chegaremos à cidade de Andaraí, onde nos hospedaremos nesta noite.

Distância: 34 quilômetros
Altimetria Positiva: 437
Altimetria Negativa: 1003

Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite em Andaraí.

Opcional para ciclistas avançados circuito Brasil Ride de 48 km e +464 de desnível positivo.


4º Dia - ANDARAÍ / MARIMBUS / CACHOEIRA DO RONCADOR / LENÇÓIS - 36 Km

O terceiro dia de pedal vai ser incrível. Totalmente off road em trilhas onde passam somente jipes traçados, cortando vários riachinhos e rios mais caudalosos, vamos seguindo de volta à cidade de Lençóis. O dia começa com um pequeno trecho de asfalto e nos leva rumo a uma área de preservação ambiental pantanosa, o famoso Marimbus. A estradinha vai margeando o pântano e vamos por terra firme até chegarmos a um lugar espetacular onde pararemos para contemplar a Cachoeira do Roncador e as suas banheiras de hidromassagem naturais e escorregadores em pedras lisas. É espetacular! Logo após nosso almoço na casa de nativos, partiremos para mais 18 quilômetros de um pedal marcante, até chegarmos ao nosso destino deste dia para a nossa primeira noite em Lençóis.

Distância: 36 quilômetros
Altimetria Positiva: 332
Altimetria Negativa: 273

Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite em Lençóis.

Sem atividade opcional neste dia.


5º Dia - LENÇÓIS / POÇO DO DIABO / VALE DO CAPÃO

O check out do nosso hotel nessa manhã será tardio. As 11 horas partiremos embarcados em nossa van para o Poço do Diabo para nos deliciarmos nas águas dessa cachoeira e relaxarmos dos dias de pedal que tivemos até aqui. Por alí mesmo almoçaremos e logo depois partiremos em um transfer para o Vale do Capão. Aproveitaremos o resto dessa tarde conhecendo essa vila muito peculiar de habitantes tranquilos. Enquanto descansamos as nossas pernas, a nossa equipe estará cuidando de dar um trato em nossas bikes para o dia seguinte, que promente ser demais. Apoveite a noite do Vale do Capão.

Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite no Vale do Capão

Opcional para ciclistas avançados com possibilidade de deslocamento noturno:

Distância: 25 quilômetros
Altimetria Positiva: 457
Altimetria Negativa: 384


6º Dia - VALE DO CAPÃO / MORRO DO PAI INÁCIO / LENÇÓIS - 39,2 Km

O nosso último dia de bike tour será certamente o mais marcante. Iremos cortar a Serra do Sincorá ao meio, da sua borda Oeste a Leste, permeando os vales que formam os cenários mais incríveis que inspiraram as primeiras edições do Brasil Ride. Apesar de ser um pedal mais técnico do que os dos outros dias, este roteiro está recheado de cenários e cartões portais paradisíacos que não te deixarão perder essa aventura. Pedale e sinta a Chapada Diamantina em seu melhor circuito. Chegando a Lençóis, celebraremos estes dias de muitas aventuras, alegrias e companheirismo.

Distância: 39,2 quilômetros
Altimetria Positiva: 467
Altimetria Negativa: 984

Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite em Lençóis

Sem quilometragem extra neste dia.


7° Dia – LENÇÓIS / SALVADOR / ORIGEM

É dia de arrumar as malas e partir. Após o check-out de nosso hotel, transfer para o Aeroporto de Salvador. Recomendamos voos a partir das 18h.

Café da manhã;
Sem pernoite incluso.

A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.
Valor por pessoa conforme acomodação
parte terrestre
Hospedagem Categoria Turística
2 noites em Mucugê no Hotel Alpina Mucugê
1 noite em Andaraí na Pousada Sincorá
2 noites em Lençóis - Hotel de Lençóis
1 noite no Vale do Capão - Pousada Casa da Trilha
O que está incluido:
- Transfer Aerporto de Salvador / Lençóis / Aeeroporto de Salvador compartilhado para todo o grupo conforme horários descritos no roteiro;
- Todos os translados em vans equipada com ar condicionado e multimídia;
- Carreta especial para transporte de bicicletas e bagagens;
- Hospedagem por 06 noites em hotéis/pousadas em quartos duplos com café da manhã incluído;
- Guias credenciados munidos de rádios VHF;
- Acesso a todos os atrativos;
- Veículo de apoio off road sendo caminhonete 4x4 equipada com rádio VHF, farmácia e equipamento de resgate de acordo com NBR 15.509-1;
- Lanches durante todos os passeios e bike tours sendo: água mineral, isotônicos, gelo, frutas, sanduíches, barras energéticas, cereais distribuídos ao longo do percurso;
- Serviço mecânico para bicicletas, com pequenos reparos (excluindo-se peças);
- Seguro-viagem;
- Brinde.

AO MARCAR SEU VOO
A única companhia que atende o Aeroporto de Lençóis é a Azul Linhas Aéreas, mas está com os voos até Lençóis temporariamente suspensos em função da baixa demanda em decorrência da pandemia COVID-19.

Deste modo, CASO VOCÊ FAÇA A OPÇÃO POR CONTRATAR O TRANSFER PRIVADO, você poderá marcar o seu voo para o Aeroporto Internacional de Salvador para chegada até as 10 horas do dia do início da trip. Nosso time estará pronto para recebê-lo.


Para o retorno, seu voo deverá ser marcado para a partir das 18 horas do ultimo dia de nossa programação.
O que não está incluido:
- Passagem aérea;
- Bicicleta ou aluguel de bicicleta
- Refeições ou atividades não especificadas no roteiro
Informações e formas de pagamento:
Informações gerais:
* O roteiro está sujeito à confirmação quanto à disponibilidade de vagas de todos os serviços locais e poderá sofrer reajustes de valores na parte aérea ou terrestre. Confirmar o valor do pacote com seu agente de viagens.
* A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.
* Os valores citados nas tabelas acima estão sujeitos a alterações e disponibilidade no ato da reserva.
* Consulte-nos para outras opções de hospedagens.
* Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.
* As tarifas das Cias. Aéreas estão sujeitas a constantes mudanças, por ser essa uma estratégia do mercado. Certifique-se no dia do pagamento do seu pacote, se a tarifa informada pode ser confirmada. Somente a emissão do bilhete, garante a tarifa.

Formas de pagamento:

Um depósito de 30% do valor do pacote por pessoa para reservar vaga na viagem. O pagamento total é devido até antes do início do passeio, podendo ser parcelado até a data limite, sem juros.
O preço da excursão é baseado em quartos duplos e inclui os serviços especificados no itinerário, além das atividades opcionais listadas. O preço inclui serviços e refeições relacionados especificamente no itinerário. O preço não inclui outros documentos de viagem, transporte aéreo ou outro transporte de ida e volta dos pontos de início e término da excursão (salvo indicação em contrário no itinerário), vistos e vacinas ou despesas pessoais, como lavanderia, seguro médico e comunicações.
O que levar:
- 1 mochila de ataque;
- 3 bermudas de bike;
- 3 camisetas de bike;
- 3 pares de meia para pedal;
- 1 par de luvas de bike;
- 1 capacete;
- 1 conjunto de roupas leves para trekking;
- 1 par de tênis para trekking;
- 1 par de chinelos ou papete;
- Jaqueta corta vento;
- 1 blusa segunda pele;
- 1 gorro ou bandana;
- Roupa de banho;
- 1 toalha dry;
- 1 toalha para banho;
- 1 Saco estanque para proteger equipamentos eletrônicos da chuva;
- Protetor solar;
- Protetor labial;
- Medicamentos de uso pessoal;
- Lanterna de cabeça.
Condições Gerais:
Cancelamentos
Em caso de cancelamento por parte do cliente, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:

Parte terrestre
Cancelamento e Reembolsos
Todos os cancelamentos devem ser recebidos por escrito ou via e-mail confirmado.
  1. 100% reembolsável até 14 dias antes do início da excursão.
  2. Em caso de qualquer sintoma de infecção respiratória (por exemplo: febre, tosse, coriza, dificuldade para respirar) solicitamos o imediato contato a fim de suspender a reserva para a não exposição de outras pessoas ao risco de contaminação. Adotaremos procedimentos de adiamento/cancelamento de reserva conforme a situação e legislações aplicáveis.
  3. Nenhum reembolso é possível após o início da excursão. Os reembolsos levam de 2 a 4 semanas para serem processados a partir da data em que o cancelamento por escrito é recebido

CHAPADA DIAMANTINA
BAHIA BRASIL
><

DICAS e INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
  • Onde fica
    O parque localiza-se na Microrregião dos Lençóis Maranhenses, ao norte do Brasil, no litoral nordeste do estado do Maranhão.

    A sede do parque está a cerca de 260 km da capital do estado, São Luís, às margens do rio Preguiças. O acesso ao parque se dá tanto por via terrestre, através da BR 135, por via Marítima, entrando no canal do rio Preguiças em Atins, por via Fluvial, a partir de Barreirinhas, através do rio Preguiças, e por via aérea, pelo aeroporto de Barreirinhas.
    O acesso ao parque por via terrestre a partir de São Luís se dá pelas rodovias BR-135 e BR-402, a Translitorânea, em 272 km de estradas asfaltadas até Barreirinhas.
    *
  • Clima
    O clima é sub-úmido seco, com temperatura média anual de 26 °C. Apesar da aparência desértica da área do parque, o clima da região tem duas estações bem definidas: uma chuvosa, que vai de janeiro a julho, e outra seca, de agosto a dezembro. As chuvas contribuem para o controle da umidade da região e formação de lagos. Entre dezembro e janeiro, e às vezes até o final de fevereiro, no período de transição entre as estações chuvosa e seca, os lençóis maranhenses ocasionalmente secam, fazendo com que as lagoas azuladas ou esverdeadas desapareçam. A precipitação média anual gira em torno de 1600 mm.
    *
  • Melhor época
    Entre Maio e Agosto, as lagoas estão cheias e a paisagem, em plenitude. Em setembro, elas começam a secar. Na última semana de julho, acontece a Vaquejada, com shows folclóricos. Em agosto, estrangeiros desembarcam em peso por lá.

    *
  • Vacinas
    Consulte com antecedência as atualizações de vacinação do destino no portal da anvisa
    *
QUERO PEDALAR NA
CHAPADA DIAMANTINA
envie seu pedido ou ligue agora para +55 11 996146944
1
20
Respeitamos a sua privacidade e não enviamos spam
Viajar é praticar a tolerância.
RUTH TROSMAN GRZYWACZ
CEO
CHIEF ENCHANTMENT OFFICER
+55 11 9 96146944
Made on
Tilda