1º Dia – ORIGEM / SALVADOR / LENÇÓIS / MUCUGÊ
Recepção do grupo às 12h no Aeroporto de Salvador e transfer para Mucugê. Check-in no hotel, credenciamento, apresentação, montagem de bicicletas e congresso técnico. Noite livre.
Sem refeições inclusas;
Pernoite em Mucugê.
2º Dia - IBICOARA / CACHOEIRA DO BURACÃO - 31 Km
O primeiro dia de nosso tour será na região sul da Chapada Diamantina. A faceta sul da Serra do Sincorá esconde belezas incríveis. A mais bela jóia é a Cachoeira do Buracão. Um pedal de nível fácil-moderado com baixa exigência técnica será a pedida deste dia, que será para soltarmos as nossas pernas e sentirmos a energia deste lugar. A Cachoeira do Buracão é um complexo de quedas, que têm como atrativo principal a queda de 85 metros dentro de um cânion, acessível somente através de flutuação. É obrigatório o acesso com guias credenciados e contratação de equipamento especial para flutuação, que já estão incluídos em nosso pacote. Após visitarmos o Buracão, há a possibilidade de retorno até Ibicoara pedalando ou em nossos veículos de apoio. Em seguida partiremos para a cidade de Mucugê, onde iremos curtir a incrível noite da cidade dos coronéis da Chapada Diamantina. Noite livre.
Distância: 31 quilômetros
Altimetria Positiva: 390
Altimetria Negativa: 661
Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite em Mucugê.
Opcional para ciclistas avançados retorno à cidade de Ibicoara, 31 km.
3º Dia - MUCUGÊ / IGATU / ANDARAÍ - 34 km
Mucugê é uma cidade bem envolvente. Quem não conhece vai se apaixonar pela cidade de calçamento de pedras e com arquitetura colonial, caprichosamente desenhada pelos barões do garimpo do século XVII e XVIII. A noite é mais fria pela altitude, estamos na parte alta da Serra do Sincorá e há muita coisa para se fazer por aqui. A começar pela própria cidade que nos leva a um curioso e belo cemitério bizantino. Os armênios foram atraídos pelos diamantes e povoaram a região deixando a pitoresca marca, através de um conjunto arquitetônico fúnebre bem interessante, presente neste cemitério. Seguiremos em nossas bicicletas rumo a Igatu, saindo pela estrada de asfalto por aproximadamente 15 quilômetros até encontrar a trilha que nos leva ao povoado de Igatu, um distrito da cidade de Andaraí. Um lugar de alma dos povos negros, ali visitaremos alguns pontos que nos remetem à época da extração de minérios. Igatu foi um dos maiores produtores mundiais de carbonado, atendendo à demanda das construções do Canal de Panamá, Metrô de Londres e os túneis que cortam os Alpes europeus. Seguindo nosso tour Mais 13 quilômetros parando por cachoeiras refrescantes e chegaremos à cidade de Andaraí, onde nos hospedaremos nesta noite.
Distância: 34 quilômetros
Altimetria Positiva: 437
Altimetria Negativa: 1003
Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite em Andaraí.
Opcional para ciclistas avançados circuito Brasil Ride de 48 km e +464 de desnível positivo.
4º Dia - ANDARAÍ / MARIMBUS / CACHOEIRA DO RONCADOR / LENÇÓIS - 36 Km
O terceiro dia de pedal vai ser incrível. Totalmente off road em trilhas onde passam somente jipes traçados, cortando vários riachinhos e rios mais caudalosos, vamos seguindo de volta à cidade de Lençóis. O dia começa com um pequeno trecho de asfalto e nos leva rumo a uma área de preservação ambiental pantanosa, o famoso Marimbus. A estradinha vai margeando o pântano e vamos por terra firme até chegarmos a um lugar espetacular onde pararemos para contemplar a Cachoeira do Roncador e as suas banheiras de hidromassagem naturais e escorregadores em pedras lisas. É espetacular! Logo após nosso almoço na casa de nativos, partiremos para mais 18 quilômetros de um pedal marcante, até chegarmos ao nosso destino deste dia para a nossa primeira noite em Lençóis.
Distância: 36 quilômetros
Altimetria Positiva: 332
Altimetria Negativa: 273
Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite em Lençóis.
Sem atividade opcional neste dia.
5º Dia - LENÇÓIS / POÇO DO DIABO / VALE DO CAPÃO
O check out do nosso hotel nessa manhã será tardio. As 11 horas partiremos embarcados em nossa van para o Poço do Diabo para nos deliciarmos nas águas dessa cachoeira e relaxarmos dos dias de pedal que tivemos até aqui. Por alí mesmo almoçaremos e logo depois partiremos em um transfer para o Vale do Capão. Aproveitaremos o resto dessa tarde conhecendo essa vila muito peculiar de habitantes tranquilos. Enquanto descansamos as nossas pernas, a nossa equipe estará cuidando de dar um trato em nossas bikes para o dia seguinte, que promente ser demais. Apoveite a noite do Vale do Capão.
Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite no Vale do Capão
Opcional para ciclistas avançados com possibilidade de deslocamento noturno:
Distância: 25 quilômetros
Altimetria Positiva: 457
Altimetria Negativa: 384
6º Dia - VALE DO CAPÃO / MORRO DO PAI INÁCIO / LENÇÓIS - 39,2 Km
O nosso último dia de bike tour será certamente o mais marcante. Iremos cortar a Serra do Sincorá ao meio, da sua borda Oeste a Leste, permeando os vales que formam os cenários mais incríveis que inspiraram as primeiras edições do Brasil Ride. Apesar de ser um pedal mais técnico do que os dos outros dias, este roteiro está recheado de cenários e cartões portais paradisíacos que não te deixarão perder essa aventura. Pedale e sinta a Chapada Diamantina em seu melhor circuito. Chegando a Lençóis, celebraremos estes dias de muitas aventuras, alegrias e companheirismo.
Distância: 39,2 quilômetros
Altimetria Positiva: 467
Altimetria Negativa: 984
Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite em Lençóis
Sem quilometragem extra neste dia.
7° Dia – LENÇÓIS / SALVADOR / ORIGEM
É dia de arrumar as malas e partir. Após o check-out de nosso hotel, transfer para o Aeroporto de Salvador. Recomendamos voos a partir das 18h.
Café da manhã;
Sem pernoite incluso.
A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.