Mais do que um destino extraordinário, uma jornada singular
O Japão reflete sua história através da cultura, gastronomia e tradições milenares. Ao conhecer de perto sua organização, modernidade e segurança, aprendemos sobre resiliência e perseverança. Mais do visitar um novo destino, conhecer o Japão é como viver uma experiência espiritual. Embarque em uma jornada singular por este destino extraordinário!
1° DIA | … – TOKYO
Chegada ao aeroporto Narita em Tokyo por conta dos passageiros (passagem aérea internacional não incluída), recepção e traslado ao hotel.
Nota: às terças-feiras há uma mesa de informações atendida por um guia no idioma espanhol, com funcionamento das 14h às 20h. A mesa está localizada no Sofa Lounge próximo à recepção do Hotel New Otani (The Main).
Tokyo – a capital do Japão, uma cidade de grandes contrastes, se mistura com o frenético movimento de uma moderna metrópole com a calma dos templos e o intenso cheiro de incenso. Berço dos negócios durante o dia, à noite cenário das luzes de neon. Imensos arranha-céus convivem com os sepulcros, templos, museus, teatros e parques. Vale a pena descobrir os tesouros culinários desta cidade, entre os quais se destaca o famoso sushi.
2° DIA | TOKYO
Pela manhã, encontro com o guia local para início da visita à cidade de Tokyo. Visita ao Santuário Meiji, templo xintoísta dedicado aos espíritos deificados do Imperador Meiji e sua esposa, a Imperatriz Shoken. A construção original foi destruída durante os bombardeios na Segunda Guerra Mundial, a configuração atual do santuário foi financiada através de um esforço de angariação de fundos públicos e concluída em 1958. A feliz combinação de estruturas de cipreste e tetos em bronze, hoje esverdeados pela oxidação, está cercada por um amplo e belo bosque e a Praça do Palácio Imperial (entrada não incluída), um local de interesse histórico e de beleza única. Continuação até o Templo Sensoji de Asakusa, localizado no bairro de mesmo nome, é um templo budista e considerado como o mais querido e popular da cidade. Diz a lenda que por volta do ano de 628, dois irmãos pescaram a estátua de Kannon, a Deusa da Misericórdia, no rio Sumida, e mesmo jogando de volta ao rio, a estátua sempre voltava para eles. Consequentemente, o templo foi construído para abrigar a imagem e foi finalizado no ano de 645. Atualmente, este é o templo mais antigo de Tokyo. Tempo livre para conhecer os arredores do templo, onde está localizada a rua Nakamise, uma enorme feira de artesanato, quinquilharias e comidas locais. A riqueza visual da feira facilita a obtenção de boas fotos. O passeio será finalizado no bairro de Ginza. Retorno ao hotel, por conta dos passageiros, o guia local irá informar a melhor forma de retorno. Período da tarde livre para atividades independentes.
3° DIA | TOKYO – HAKONE – TOKYO
Pela manhã, saída para conhecer Hakone. Embarque em um cruzeiro pelo Lago Ashi, para desfrutar de uma pitoresca e serena vista do belo lago da cratera e com a possibilidade de avistar o Monte Fuji ao fundo, caso o dia esteja claro e as condições climáticas favoráveis. Logo após, conheça o Grande Vale Fervente de Owakudani. A área atrai muitos turistas locais e estrangeiros devido às suas belas paisagens, águas termais, ocasionais vistas panorâmicas do Monte Fuji e pelos ovos pretos, que são cozidos nas águas sulfurosas. Em seguida, conheça o Museu a céu aberto de Hakone, um parque de esculturas que interage com a natureza. Almoço incluído (exceto bebidas) em restaurante local. Continuação da viagem para o hotel em Tokyo.
Informação importante: Caso o cruzeiro não possa operar devido a fortes chuvas e ventos, o passeio será substituído por visita a Hakone Sekishoato (reconstrução de um posto de controle em uma estrada medieval). Dependendo da densidade do gás vulcânico ou ainda, por conta dos engarrafamentos nas estradas, existe a possibilidade de não podermos visitar o Vale Owakudani. Nesses casos, a visita será substituída por visita ao Santuário Hakone-jinja.
Hakone – costumava ser um importante posto de controle para controlar o tráfego ao longo da rodovia Tokaido, que ligava Tokyo a Kyoto durante o Período Edo feudal. Atualmente é um destino popular aos cidadãos interessados em escapar da agitação das grandes capitais. Além das montanhas imponentes e lagos, é um local de interesse histórico, como os portões do Posto de Vigia e o alojamento de oficiais e soldados.
4° DIA | TOKYO – KYOTO – NARA – KYOTO
Uma mala por pessoa será enviada para o hotel em Kyoto. Pode ser que a mala não chegue ao hotel no mesmo dia, portanto é necessário preparar uma mochila ou mala pequena de mão com roupas e itens essenciais para uma noite em Kyoto.
Após o café da manhã, encontro com assistente para traslado à estação de Tokyo. Embarque no trem bala com destino a Kyoto. Chegada em Kyoto e encontro com guia local para continuação da viagem até Nara. Chegada à capital imperial do Japão no século 13 e início das visitas pelo Templo Todaiji, um grande complexo budista que abriga seu enorme Buda de bronze, dentro do Daibutsuden Hall, uma das maiores estruturas de madeira do mundo. Em seguida, visita ao Parque Nara, uma enorme área verde, com a possibilidade de caminhar por entre os cervos dóceis, que são considerados mensageiros divinos no xintoísmo. No caminho de volta a Kyoto, visita ao tradicional Bairro de Gion, muito conhecido por ser o distrito das gueixas. Término do passeio no hotel.
Informação importante: a ordem dos locais de visitação pode sofrer alteração e dependendo do tempo hábil, o bairro de Gion poderá ser visitado no dia seguinte.
Kyoto – antiga capital do Japão e residência do imperador de 794 a 1868. É uma das dez maiores cidades do país, com uma população de 1 milhão e meio de pessoas, mescla cultura e religião com modernidade.
5° DIA | KYOTO
Encontro com o guia local para início da visita à cidade de Kyoto, antiga capital do país por mais de mil anos. Rica em tradição histórica, cidade que conserva ainda hoje templos antiquíssimos e palácios imponentes construídos na época. Visita ao Templo Sanjusangendo, famoso pelas 1001 estátuas de Kannon, a deusa da misericórdia, neste templo encontramos a mais longa estrutura de madeira do Japão, com seu hall de 120 metros. Visitaremos o Santuário Fushimi Inari, um lugar icônico, a entrada imponente se destaca com seu famoso túnel com 10.000 toriis enfileirados, que proporcionam um efeito visual impressionante. Em seguida, visita ao Templo Kinkakuji, também conhecido como o Pavilhão Dourado, pelo fato de ser folheado a ouro. Foi construído em 1397 pelo poderoso xogum Yoshimitsu Ashikaga como uma vila de descanso, este seria transformado em templo após a sua morte. Sua delicada beleza sempre atraiu muitos turistas de dentro e fora do Japão. Em 1950, um aprendiz de monge obcecado com as formas do Pavilhão de Ouro ateou fogo às suas estruturas, destruindo-as completamente. O edifício atual data de 1955. Seguiremos para o Templo Tenryuji, um dos melhores exemplos de um tradicional jardim japonês. Logo após, visita ao Bosque de Bambu Sagano em Arashiyama, umas das atrações mais queridas de Kyoto. A floresta por si só é de uma beleza cênica, o bosque de bambus cobre uma área de 16 quilômetros quadrados. Um dos ambientes naturais mais bonitos do Japão, é impressionante ver como os bambus se movimentam e o som que o vento faz quando sopra através do bambuzal. Inclusive, há alguns anos o Ministério do Meio Ambiente incluiu a Floresta de Bambu Sagano em sua lista das “100 paisagens sonoras do Japão”, que é uma seleção de ruídos cotidianos destinados a incentivar os habitantes locais a pararem e apreciarem a música da natureza. Almoço incluído em restaurante local (exceto bebidas). Após as visitas, retorno ao hotel.
6° DIA | KYOTO
Dia livre para atividades independentes.
Sugestão 1 – Tour a Hiroshima (passeio sugerido e não incluído);
7° DIA | KYOTO – KANAZAWA
Uma mala por pessoa será enviada para o hotel selecionado em Osaka. É necessário preparar uma mochila ou mala pequena de mão com roupas e itens essenciais para duas noites, uma noite em Kanazawa e outra em Gero.
Após o café da manhã, encontro com assistente para traslado a Kanazawa (cerca de 4h de duração). Visita ao vibrante Mercado Omicho, onde se vendem peixes frescos, frutos do mar, verduras e uma variedade de produtos. Seguiremos ao Bairro de Higashichaya, com suas casas de chá onde as gueixas performam ao som de músicas tradicionais. Por fim, visitaremos o Jardim Kenrokuen, um dos três mais belos jardins do país, aberto em 1871 e construído pela família Maeda, costumava ser o jardim do Castelo de Kanazawa. A variedade de flores dá uma aparência especial e diferente ao jardim em cada época do ano. Término do passeio e prosseguimento ao hotel em Kanazawa.
Kanazawa – cidade de grande destaque histórico, durante a Segunda Guerra Mundial foi a segunda maior cidade do Japão (depois de Kyoto) que escapou da destruição por ataques aéreos. Por essa razão, partes da antiga cidade feudal, como o bairro samurai de Nagamachi, sobreviveram em boas condições. Hoje serve como capital da Província de Ishikawa, uma cidade que possui muitas atrações históricas, como residências e bairros inteiramente restaurados, bem como modernos museus.
6° DIA | KANAZAWA – SHIRAKAWAGO – TAKAYAMA – GERO
Pela manhã, saída com destino a Shirakawago, uma pequena vila tradicional que apresenta um estilo de construção conhecido como gassho-zukuri e foi considerado um Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO em 1995. Conheça uma casa em estilo gassho-zukuri. Continuação da viagem para a montanhosa cidade de Takayama e conheça o histórico bairro Kamisannomachi, com diversas lojas de artigos típicos e saquê. Visita ao Yatai Kaikan e veja a exposição dos carros alegóricos usados nos tradicionais festivais de Takayama. Almoço incluído (exceto bebidas), em restaurante local. Ao final das visitas, traslado ao ryokan para hospedagem em Gero. Jantar incluído (exceto bebidas), no hotel.
Gero – famosa por suas fontes termais. Essa cidade é um refúgio perfeito para relaxar e se desligar do mundo, não é à tona que é um dos principais destinos dos japoneses quando querem aliviar as tensões do trabalho. Além de tudo isso a cidade tem paisagens lindas.
7° DIA | GERO – NAGOYA
Encontro com guia local e caminhada até a estação de Gero. Embarque no trem expresso com destino a Nagoya. Após chegada, visita ao Museu Comemorativo de Tecnologia e Indústria da Toyota, que mostra a história e a importância cultural de uma das empresas mais importantes da região de Aichi, desde seu início como fabricante de máquinas têxteis até seu status atual de superpotência industrial. Visita ao Castelo de Nagoya, um grande símbolo da cidade, destruído durante a Segunda Guerra, porém reconstruído na sua versão impressionante e imponente (a torre principal está fechada e não se pode entrar). Entrada ao Palácio Honmaru Goten, com suas paredes e portas corrediças de papel com belas pinturas. Ao fim do passeio, traslado ao hotel.
8° DIA | NAGOYA – ISE – TOBA
Uma mala por pessoa será enviada para o hotel em Osaka. É necessário preparar uma mochila ou mala pequena de mão com roupas e itens essenciais para duas noites, uma noite em Toba e outra em Nachi-Katsuura.
Traslado a Ise, a 2 horas de Nagoya, onde visitaremos o Santuário Ise, o mais importante e sagrado templo xintoísta do Japão, que venera a deusa do sol, Amaterasu-omikami. Visita à Rua Oharaimachi, com cerca de 1 km de extensão, onde se encontram lojas e construções que preservam a atmosfera da época dos samurais, e a Okage Yokocho, um pequeno bairro que recria uma paisagem urbana de séculos passados (do Período Edo ao início do Período Meiji), hoje repleto de lojas de souvenires e restaurantes. Seguiremos para uma tradicional casa das mergulhadoras conhecidas como “Ama”, onde poderemos ter a experiência de comer frutos do mar capturados e preparados pelas próprias mergulhadoras. Almoço incluído, exceto bebidas. Caso alguém não possa ou não deseje comer frutos do mar, pode-se comer algo por conta própria na Rua Oharaimachi. Em seguida, visita à Ilha das Pérolas Mikimoto, onde veremos uma demonstração das mergulhadoras, além do museu sobre as pérolas, seu cultivo e a história de Mikimoto Kokichi, pioneiro no cultivo de pérolas. Continuação da viagem para o hotel em Toba. Jantar incluído (exceto bebidas), no hotel.
Informação importante: Em caso de mau tempo, a demonstração das mergulhadoras poderá ser cancelada.
9° DIA | TOBA – ISE – KUMANO – NACHI-KATSUURA
Pela manhã, saída para conhecer Meoto Iwa, que são duas rochas no mar, ligadas por uma grossa corda de palha. São consideradas sagradas por adoradores do xintoísmo. Segundo a religião, as rochas representam a união de dois deuses, celebrando assim a união matrimonial. A corda que as liga pesa mais de uma tonelada e é trocada três vezes durante o ano em cerimônias especiais. Continuação para a cidade de Kumano e conheça mais uma maravilha natural, Onigajo, um conjunto de formações rochosas espetaculares e cavernas esculpidas pelo mar e pelo vento. Almoço incluído (exceto bebidas), em restaurante local. Em seguida, trekking leve ao longo do Caminho de Kumano, partindo de Daimonzaka até a Cachoeira Nachi (duração de 2 horas de caminhada). Conheça também o Santuário Kumano Nachi, um dos Três Grandes Santuários de Kumano, que faz parte do caminho de peregrinação da religião xintoísta. Visita ao Templo Seigantoji, com um pagode de três andares. Ao final, chegada à Cachoeira Nachi, com uma altura de 133 metros. Continuação da viagem para o ryokan de hospedagem em Nachi Katsuura. Jantar incluído (exceto bebidas) no ryokan.
10° DIA | NACHI-KATSUURA – KOYASAN – OSAKA
Pela manhã, saída em direção a Koyasan (traslado com duração de cerca de 3 horas e 45 minutos, com uma parada no trajeto). Almoço vegetariano incluído “Shojin-ryori” (exceto bebidas) e experiência de meditação em um dos monastérios budistas “Shukubo”. Visita ao Templo Kongobuji, sede da Escola Shingon de Budismo. Conheça o Cemitério de Okunoin, com mais de duzentas mil lápides e cenotáfios no meio de uma floresta de cedros antigos. Prosseguimento da viagem para o hotel em Osaka.
Osaka – A segunda maior cidade do Japão, Osaka merece uma visita em sua viagem ao outro lado do mundo. Chamada de “cozinha da nação”. Assim como em qualquer metrópole japonesa, Osaka está sempre com pressa. As maiores grifes do mundo se encontram por lá e sua modernidade chama bastante atenção.
11° DIA | OSAKA – …
Em horário determinado, traslado com destino ao aeroporto de Osaka (Kansai ou Itami). Chegada e fim de nossos serviços. Tsugi no ryokō made!!! Até a próxima viagem!!!
Informações importantes: os bilhetes do ônibus regular serão entregues no momento do checkout, caso a saída do hotel seja muito cedo e não haja tempo para o café da manhã, não haverá reembolso de serviços não utilizados. Note que o primeiro ônibus chega ao Aeroporto Kansai ou Itami às 6h30, caso o voo parta antes das 8h30 é necessário providenciar um traslado privativo, sujeito à cobrança adicional, consulte a tabela de suplementos.
HOTÉIS SUGERIDOS, SERVIÇOS E VALORES
Valores sujeitos a confirmação e alterações sem aviso prévio
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
FRANQUIA DE BAGAGEM:
Para envio de bagagem do hotel de Tokyo a Kyoto e de Kyoto a Osaka: 1 peça de 23kg, por pessoa. Caso haja mais de uma mala por pessoa, haverá cobrança adicional.
VALORES PARA CRIANÇAS:
Válido para crianças de acordo com a idade mencionada em cada hotel, compartilhando o mesmo apartamento com dois adultos pagantes em acomodação já existente no quarto. Crianças menores de 03 anos não tem direito a assento nos traslados e a bordo dos trens (devem sentar-se no colo dos pais), e não tem direito às refeições mencionadas no roteiro.
APARTAMENTO TRIPLO (3 ADULTOS):
Para o terceiro hóspede será disponibilizado uma cama extra (cama dobrável), sujeito à confirmação pelo hotel.
TATUAGENS E BANHOS TERMAIS:
No Japão é comum a prática de banhos em águas termais, conhecidos como “onsen” e presentes nos “ryokans”, hotéis em estilo japonês. Tradicionalmente os hotéis não permitem que pessoas com tatuagens chamativas utilizem o onsen, pois as tatuagens estão associadas a máfia japonesa Yakuza.
Para mais informações sobre documentação, vistos e vacinas solicite-nos documento à parte.
E falando em umidade, é por causa dela que você deve evitar ir para o Peru no verão: porque chove muito. Mas muito mesmo, a ponto de fazer os rios transbordarem, estradas fecharem e causar deslizamentos de terra. A precipitação é mais intensa em janeiro e fevereiro, sendo que neste mês a Trilha Inca para Machu Picchu fica fechada, devido ao risco de deslizamentos. As temperaturas mínimas ficam pouco acima dos 6ºC e as máximas dificilmente passam dos 21ºC. Para conciliar uma visita às cidades da costa peruana com as dos Andes, a melhor solução é procurar viajar nos meses intermediários entre as épocas de seca e chuva, que são opostas nas duas regiões: abril e novembro.
É aconselhável levar roupa de frio em qualquer época do ano e principalmente em inverno, devido à presença da cordilheira dos Andes e a altitude a temperatura muda bruscamente, por isso é aconselhável estar preparado com roupas de frio e calor, como calças, camisetas, casacos, sapatos confortáveis e folgados, protetor solar, chapéu, boné, óculos de sol e capa de chuva para a época de chuvas (novembro até março).