29 JUNHO DIA 1: CUSCO I INC:
Chegada e traslado ao hotel. Resto do dia livre para aclimatação. Hospedagem em Cusco.
30 JUNHO DIA 2: CUSCO I INC: CAFÉ DA MANHÃ
De manhã, nos afastaremos das multidões para visitar Sacsayhuamán, uma impressionante cidadela cheia de colossais construções rodeada de belas paisagens em total comunhão com o entorno. Depois, continuamos ao centro de adoração Incaico de Qenqo, surpreendente será o altar para sacrifícios incrustado na parte interna de sua formação rochosa. Finalmente chegamos à atalaia de Puca Pucará e a Tambomachay, monumento de notável excelência arquitetônica, é considerado um dos pilares da cosmovisão andina.
Almoço livre por conta dos passageiros
À tarde, percorrido exclusivo à cidade que inicia com uma visita à Praça de San Cristóbal para desfrutar de uma vista panorâmica da cidade. Depois, visitaremos o Mercado de San Pedro, onde nos empaparemos do sabor local e conheceremos mais de perto os produtos da zona neste mercado onde há de tudo e abastece à cidade inteira. Depois, o Templo de Koricancha nos recebe com toda sua magnificência; Recinto de Ouro é seu nome em quechua e sua fastuosidade ainda se sente nas paredes que alguma vez estiveram totalmente revestidas de ouro. Conheceremos também a Igreja de Santo Domingo. Desde San Blas, o bairro dos artesãos, desceremos a pé pela rua Hatun Rumiyoc encontrando em nosso trajeto o palácio Inca Roca, hoje o Palácio Arzobispal, teremos tempo para admirar a mundialmente famosa Pedra dos Doze Ângulos. Seguiremos à Plaça de Armas para visitar a Catedral que alberga obras coloniais de incrível valor. Hospedagem em Cusco.
01 JULHO DIA 3: CUSCO/VALE SAGRADO I INC: CAFE DA MANHÃ E ALMOÇO
O Vale Sagrado dos Incas nos recebe este dia. Visitaremos o povo de Pisac Inca e Colonial. Descubra uns dos principais sítios arqueológicos Incas mais incríveis do Vale Sagrado na cima da montanha que domina o povo colonial de Pisca. Percorrido a pé pelo povo. Tempo para fazer compras no mercado de artesanias. Logo, nos dirigimos ao impressionante Museu Inkari. Realizaremos uma visita guiada ao museu para conhecer as diversas salas onde tem uma exibição das culturas pré-hispânicas do antigo Peru. Almoço. Nossa seguinte parada ao Museu da cultura viva de Yucay complexo turístico onde poderemos conhecer e alimentar aos animais andinos como Lhamas e Alpacas, além disso os moradores locais nos ensinam suas técnicas de tecido e tingido de textils tradicionais. No horário combinado seremos trasladados ao hotel no Vale Sagrado. Hospedagem no Vale Sagrado.
02 JULHO DIA 4: MACHU PICCHU/ CUSCO I INC: CAFÉ DA MANHÃ E ALMOCO
Abordaremos o transporte que ascenderá por um caminho oferecendo-nos uma espetacular vista do rio Urubamba que dá forma ao famoso cânion. A Cidade Perdida dos Incas, Machu Picchu, nos receberá com seus incríveis terraços, escadarias, recintos cerimoniais e áreas urbanas. A energia emana de todo o lugar. Depois de uma visita guiada, teremos tempo para explorar a cidadela e almoçar em um dos restaurantes do lugar. Em horário estabelecido, retornaremos de trem e seremos trasladados ao hotel. Hospedagem em Cusco.
03 JULHO DIA 5: CUSCO/PUNO I INC: CAFE DA MANHA E ALMOCO
Partiremos de ônibus turístico à cidade de Puno. No caminho realizaremos oportunas paradas para visitar as atrações desta paisagística rota. Nossa primeira parada será Andahuaylillas, onde visitaremos sua bela capela. Continuaremos a Racchi, Templo do Deus Wiracocha, no qual destacam os enormes muros e passagens do recinto. Nossa seguinte parada será para almoçar e desfrutar belas vistas em La Raya, limite natural entre Cusco e Puno. Antes do nosso destino, visitaremos o Museu de Sitio de Pucará. Não desaproveitaremos esta oportunidade para conseguir um dos clássicos toritos da localidade. Arribaremos a Puno finalizando à tarde. Hospedagem em Puno.
04 JULHO DIA 6: LAGO TITICACA I INC: CAFÉ DA MANHÃ E ALMOCO
Vamos conhecer o lago Titicaca em uma excursão de dia completo. Comeҫaremos visitando os Uros, hospitaleiros nativos que nos receberão em ilhas artificiais construídas em base a totora. Depois continuaremos à Ilha de Taquile, onde os nativos ainda preservam ancestrais tradições e nos receberão com suas coloridas vestes típicas. Não desaproveitemos a oportunidade de explorar a ilha e surpreender-nos com as belas vistas do lago. Teremos um almoҫo tipo box lunch na ilha. À tarde, retornaremos à cidade. Hospedagem em Puno
05 JULHO DIA 7: PUNO/COPACABANA/ISLA DEL SOL/LA PAZ I INC: CAFÉ DA MANHÃ E ALMOCO
Hoje teremos a famosa travessia do Lago. Sairemos cedo ao Santuário de Copacabana para abordar o catamarã que nos levará em uma panorâmica travessia através da imensidão do lago Titicaca à legendária Ilha do Sol, berço do Império Incaico. Almoҫaremos a bordo com uma impressionante vista do lago. À nossa chegada, visitaremos o Jardim do Inca e as escadarias que nos levarão à famosa Fonte do Inca. Depois, visitaremos o Complexo Inti Wata e teremos uma experiência de navegaҫão em uma das balsas de totora tradicionais onde desfrutaremos uma linda vista do Palácio de Pilkokaina. Para terminar, abordaremos novamente o catamarã e navegaremos até o Porto de Chua, onde seremos trasladados ao nosso hotel. Hospedagem em La Paz.
06 JULHO DIA 8: La Paz - City Tour Completo e Vale da Lua I INC: CAFÉ DA MANHÃ E ALMOCO
Notas: Os museus em La Paz fecham aos sábados e domingos à tarde, além das segundas-feiras e feriados o dia todo.
07 JULHO DIA 9: La Paz - Uyuni - Cemitério de Trens - Povoado de Colchani - Isla Incahuasi - Mirante do Vulcão Tunupa - Coquesa e Momias Ayamaras | Café da manhã, almoço (com bebidas) e jantar (sem bebidas)
Depois passaremos pelo salar para chegar a Pucara de Ayque nas encostas do vulcão Thunupa, onde poderemos observar ruínas antigas e múmias, além de termos a oportunidade de ter uma vista espetacular da planície salgada.
Após um tempo para tirar fotografias em perspectiva e experimentar a energia que nos transmite o salar, nos dirigiremos ao sul para observar o pôr do sol da margem, acompanhado de uma rodada de vinho e petiscos.Percurso aproximado: 200 km
8 JULHO DIA 10: Colchani - San Cristobal - Pueblo Culpina K - Valle de las Rocas - Lagunas Catal y Vinto - Forte Necrópolis de Tomas Lakhas | Inclui: Café da manhã, almoço (com bebidas) e jantar (sem bebidas)
Percurso aproximado: 207 km
9 JULHO DIA 11: Laguna Colorada - Geyser Sol de Mañana - Aguas Termales de Chalviri - Valle de Dali - Laguna Verde - Hito Cajón - San Pedro de Atacama | Inclui: Café da manhã, almoço (com bebidas)
Café da manhã no hotel. Partida para a Laguna Colorada, onde se poderá apreciar os famosos "Flamencos de James", únicos de sua espécie no mundo, bem como os gelos perenes. Além disso, será possível observar a mudança de tons na Laguna até chegar ao seu característico colorido vermelho, do qual provém seu nome. Em seguida, continuaremos para os famosos Gêiseres de Sol de Manhã, e depois para a Laguna Verde, passando pelas águas termais de Chalviri e pelo Vale de Dalí. Faremos uma visita à Laguna Verde, às margens do Vulcão Licancabur. Saída para Hito Cajón que é o Paso Fronteiriço entre Bolivia e Chile. Chegada prevista por volta das 14h00.
Percurso aproximado até Hito Cajón: 234 km
Parada para os trâmites da aduana e troca de veículo. Continuação para San Pedro de Atacama.
Percurso aproximado até San Pedro de Atacama: 180 km
Hospedagem em San Pedro de Atacama.
10 JULHO DIA 12: San Pedro de Atacama - Vale da Lua e Vale da Morte I INC: CAFÉ DA MANHÃ
Café da manhã no hotel. Neste dia, saída para conhecer os Vales da Morte e da Lua, parte da Reserva Nacional Los Flamencos, localizado dentro da Cordilheira de Sal, a curta distância de San Pedro de Atacama. O tour inicia em um cânion estreito e rodeado por altos paredões, para depois chegar ao Vale da Morte, lugar com belas formas e cores onde será feita uma caminhada pelas dunas entre os morros e cortes de montanhas produzidas pelas erosões da água e do vento. Parada para uma curta caminhada. Em seguida, saída para o Vale da Lua, formado por una depressão de solo salino, cercado de pequenos morros com belas formas e cores onde será possível caminhar e observar um espetáculo geológico com formas que se assemelham à superfície da lua. Visita às estatuas de sal conhecidas como "Las Tres Marías. Para finalizar, subida pela grande duna ao pôr do sol para admirar em todo seu esplendor. Retorno ao hotel e chegada por volta das 19h00.
Hospedagem em San Pedro de Atacama.
11 JULHO DIA 13: San Pedro de Atacama - Salar de Atacama, Toconao e Lagunas Altiplânicas I INC: CAFÉ DA MANHÃ e ALMOCO RUSTICO
Neste dia, saída do hotel aproximadamente às 06h30 para Toconao (durante o trajeto, será possível desfrutar as vistas deslumbrantes do vulcão Licancabur e da planície do salar. Visita a Toconao um, pequeno povoado colonial com pitorescas construções de pedra liparita (vulcânica) e a antiga igreja de San Lucas. Em seguida, saída para o Salar de Atacama (Reserva Nacional Los Flamencos, Lagoa Chaxa), uma área protegida que apresenta blocos de sal e lagoas com sal em formação, habitada por aves típicas e flamingos. Continuação para uma breve visita em Socaire, um povoado de origem pré-hispânica que se destaca por seu tradicional cultivo em terraços agrícolas e casas típicas do estilo Atacamenho: paredes de pedra e teto de barro e madeira. Para finalizar, visita as lagoas Miscanti e Miñiques, localizadas a 4.300 metros, de águas azuis, rodeadas por vulcões e habitadas por aves andinas. Retorno ao hotel e chegada por volta das 14h00. Inclui: café da manhã e almoço (box lunch) durante o passeio.
Hospedagem em San Pedro de Atacama.
12 JULHO DIA 14: San Pedro de Atacama - Geysers del Tatio e Machuca I INC: CAFÉ DA MANHÃ
Saída do hotel em torno das 04h30 para conhecer os Geyseres del Tatio, que estão a 4.300m de altitude. Chegada por volta de 07h30 e caminhada guiada pelo campo geotérmico, onde será possível observar os jatos e colunas de vapor, poças de água borbulhante e altos cumes ao redor. Nesse horário os gêiseres estarão com toda a força geotérmica concentrada, momento em que suas colunas de vapor podem alcançar uma altura de quase 6m. Uma curta caminhada permitirá observar alguns exemplares de fauna andina como vizcachas (roedores) e guanacos, bem como a vegetação característica da região andina. Ali, será servido o café da manhã (lunch box). Para finalizar, no retorno a San Pedro, visita ao pequeno povoado de Machuca, com pequenas casas feitas em adobe e uma igreja. Seus poucos habitantes hoje se dedicam ao pastoreio, agricultura e produção de queijos. Chegada em San Pedro por volta de 12h30 e restante do dia livre.
Hospedagem em San Pedro de Atacama.
*Sugestão: neste dia você pode optar pela visita às Termas de Puritama ao invés de Machuca.
As Termas são ideais para um banho de relaxamento. Suas águas fluem entre as rochas e dão início ao rio de água quente, que possui uma temperatura média de 33°C. O lugar conta com passarelas e vestiários em frente a cada piscina natural.
Para esta opção, haverá um acréscimo, consulte-nos!
13 JULHO DIA 15: San Pedro de Atacama - Calama I INC: CAFÉ DA MANHÃ
Café da manhã no hotel. Em horário oportuno, traslado ao aeroporto de Calama. Fim de nossos serviços
O roteiro poderá ser alterado de acordo com as condições climáticas ou sempre que necessário, visando preservar a segurança e conforto dos passageiros e equipe.
- Importante: No caso da hotelaria, cada hotel pode aplicar suas próprias políticas, podendo variar principalmente em feriados.
Condições do Programa Salar do Uyuni:E falando em umidade, é por causa dela que você deve evitar ir para o Peru no verão: porque chove muito. Mas muito mesmo, a ponto de fazer os rios transbordarem, estradas fecharem e causar deslizamentos de terra. A precipitação é mais intensa em janeiro e fevereiro, sendo que neste mês a Trilha Inca para Machu Picchu fica fechada, devido ao risco de deslizamentos. As temperaturas mínimas ficam pouco acima dos 6ºC e as máximas dificilmente passam dos 21ºC. Para conciliar uma visita às cidades da costa peruana com as dos Andes, a melhor solução é procurar viajar nos meses intermediários entre as épocas de seca e chuva, que são opostas nas duas regiões: abril e novembro.
É aconselhável levar roupa de frio em qualquer época do ano e principalmente em inverno, devido à presença da cordilheira dos Andes e a altitude a temperatura muda bruscamente, por isso é aconselhável estar preparado com roupas de frio e calor, como calças, camisetas, casacos, sapatos confortáveis e folgados, protetor solar, chapéu, boné, óculos de sol e capa de chuva para a época de chuvas (novembro até março).