SAÍDAS DIÁRIAS
1° Dia - CuscoChegada em Cusco e traslado ao hotel para acomodação.
Hospedagem em Cusco.
2° Dia - Cusco - City Tour e Sítios Arqueológicos Café da manhã no hotel. Neste dia, saída para um passeio pela cidade de Cusco. Início por Qorikancha, também conhecido como El Templo del Sol, que foi base para a construção do Convento Santo Domingo, onde eram feiras cerimônias de reverência ao sol durante o império Inca. Em seguida, saída para a Plaza de Armas e visita a Catedral, monumento do século XVI mais imponente no entorno. Continuação para a fortaleza de Sacsayhuamán, sitio arqueológico com pedras gigantes erguido com fins cerimoniais, onde no dia 24 de junho de todos os anos é celebrado o Inti Raymi (ou festa do sol). E para finalizar, saída para os sítios arqueológicos de Qenko, Pukapukara e Tambomachay. Retorno ao hotel em Cusco.
Hospedagem em Cusco.
3° Dia - Cusco - Valle Sagrado (Chinchero - Museu Vivo de Yucay - Ollantaytambo)Café da manhã no hotel. Saída por volta das 08h00 em direção ao Valle Sagrado de los Incas. Visita ao povoado de Chinchero, conhecida por seus mercados de artesanato fino e arquitetura colonial. O lugar proporciona vistas incríveis do Valle Sagrado. Aos domingos é realizado uma exposição têxtil no mercado local do povoado. Continuação para o Museu Vivo de Yucay, centro de interpretação das tradições andinas, onde são realizadas demonstrações de trabalhos têxteis, adobe, cerâmica e prataria da mesma maneira que foram eram feitos na antiguidade. Nesse local também é possível apreciar llamas, vicuñas e alpacas. Parada no mirante de Raqchi. Saída para Ollantaytambo e parada para almoço em um restaurante local (incluso). Visita ao povoado e a fortaleza de Ollantaytambo, centro religioso e agrícola do antigo Império Inca, famosa por seus terraços agrícolas. Em seguida, saída para o hotel no Valle Sagrado.
Hospedagem no Valle Sagrado.
4° Dia - Valle Sagrado - Aguas Calientes - Machu Picchu - Aguas Calientes - CuscoCafé da manhã no hotel. Saída para a estação de trem de Ollantaytambo. Embarque em uma viagem de aproximadamente 01h30 a bordo do trem Expedition. Durante o trajeto, será possível contemplar as belas vistas do Urubamba e do Valle Sagrado. Chegada na estação de Machu Picchu Pueblo, em Aguas Calientes, um povoado que possui restaurantes, hospedagem, um mercado de artesanato e é a porta de entrada para Machu Picchu. Assistência e embarque no ônibus para subir até o santuário. Chegada e início da visita guiada (de aproximadamente 02h30). Visita aos jardins, terraços de cultivos, as escadarias, templos, salas cerimoniais enquanto o guia conta a história deste misterioso e encantador lugar. Machu Picchu é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e uma das novas sete maravilhas do mundo. Mais tarde, descida a Aguas Calientes e, em horário pré-determinado apresentação na estação de trem para embarque de retorno a Cusco. Chegada na estação de Ollantaytambo e traslado ao hotel em Cusco (o trajeto dura aproximadamente 02h00).
Hospedagem em Cusco.
5° Dia - Cusco - PunoCafé da manhã no hotel. Saída para o terminal de ônibus e embarque com destino a Puno. A primeira parada será no povoado de Andahuaylillas e Huaro e suas belas igrejas barrocas. Continuação da viagem e parada para visitar Checacupe e em seguida Raqchi, onde o almoço será servido em restaurante local (incluso). Saída para Raya, lugar de maior altitude durante a viagem (4.338m). A última parada será em Pukara, onde se visita o Museu Lítico. Chegada em Puno no final da tarde. Traslado ao hotel para acomodação.
Hospedagem em Puno.
6° Dia - Puno - Ilhas de Uros e TaquileCafé da manhã no hotel. Saída para visitar as ilhas flutuantes de Uros e Taquile em uma navegação em barco rápido. Os Uros são uma cultura ancestral que povoa uma série de ilhas artificiais construídas com base na planta de totora que cresce no próprio lago. As ilhas são construídas tecendo as totoras nos lugares onde crescem mais espessas. Após a visita as ilhas flutuantes de Uros, saída para a ilha de Taquile, pequena comunidade que mantém viva as tradições e costume de seus ancestrais. Parada para o almoço (incluso) e retorno ao hotel em Puno.
Hospedagem em Puno.
7° Dia - Puno - Cruzeiro Catamaran Lago Titicaca - La PazSaída do hotel em Puno por volta das 06h30 para Copacabana (o trajeto dura aproximadamente 02h30). Breve visita ao Santuário da Virgem de Copacabana. Embarque no Cruzeiro Catamaran para uma navegação pelo Lago Titicaca de aproximadamente 01 hora até Isla del Sol, berço do império Inca. Desembarque na ilha e visita ao Jardim, as Escadas e a Fonte de Inca. Em seguida, saída para o Complexo Cultural Inti Wata (principal atrativo turístico privado da Bolívia) e visita ao Museu Subterrâneo do Ekako, aos centros de medicina tradicional e de construção de barcos de totora, aos terraços Pachamama de agricultura incaica, ao centro artesanal, ao Refúgio Intica e ao mirante Manco Kapac, onde há a maior variedade de camélidos andinos. Retorno ao Catamaran para continuar a navegação pelo Lago Titicaca até La Paz (o almoço será serviço a bordo). Após aproximadamente 02 horas, desembarque no porto e continuação ao hotel em La Paz. Chegada por volta das 19h00.
Hospedagem em Laz Paz.
8° Dia - La Paz - City Tour Complete e Vale da LuaCafé da manhã no hotel. Neste dia, saída para um passeio por La Paz, cidade de contrastes topograficamente e culturalmente. Início pelo teleférico de La Paz, o primeiro teleférico do mundo utilizado como uma rede de transporte no lugar de metrô ou trem. Continuação pela Plaza Murillo e rua Colonial Jaén, uma das ruas coloniais mais bem conservadas de La Paz. Visita ao Museu de Metais Preciosos, que abriga uma impressionante sala de obras e peças pré-coloniais e ao Museu Murillo, que foi lar de Pedro Domindo Murillo, líder da Revolução da Bolívia de 1809 contra a colônia espanhola, lugar onde se exibe uma coleção de arte, móveis e artigos coloniais. Em seguida, saída para o Mercado de las Brujas e Mercado Típico Rodriguez, o mais autêntico e popular da cidade, onde é possível experimentar alimentos de vários sabores. Para finalizar, saída para o Vale da Lua, localizado há aproximadamente 30 minutos de La Paz, uma série de formações rochosas que formam belíssimos cânions. Retorno ao hotel em La Paz.
9° Dia - La Paz - Uyuni - Povoado de Colchani - Isla Incahuasi - Mirante do Vulcão Tunupa - Coquesa e Momias Ayamaras - Povoado de ColchaniEm horário pré-determinado, traslado ao aeroporto de La Paz. Chegada ao aeroporto do Uyuni e traslado para a cidade de Uyuni. Saída em direção a Colchani, povoado de pouco mais de 600 habitantes, onde será possível conhecer o processamento do sal. Colchani possui um grande mercado de artesanatos feitos de sal e arte têxtil de lã de llama e alpaca. Em seguida, visita a Isla Incahuasi, um lugar ideal para contemplar vistas panorâmicas do Salar do Uyuni. A Ilha está coberta por cactos gigantes de 700 anos com aproximadamente 10 metros de altura. Saída para o Mirante do Vulcão Tunupa e para o povoado de Coquesa. Continuação para a acomodação no hotel de Sal em Colchani. Neste dia o almoço está incluso.
Hospedagem em Colchani (Hotel de Sal).
10° dia - Colchani - Cemitério de Trens - San Cristobal - Pueblos Autênticos - Valle de las Rocas - Mirante do Vulcão Ollagüe - Lagunas Menores - Desierto de Siloli
Café da manhã no hotel. Saída em direção ao Cemitério de Trens, localizado fora do povoado de Uyuni. A maioria dos trens que se encontram no Cemitério datam do começo do século XX e foram importados da Grã-Bretanha. Em seguida, saída para San Cristobal, Pueblos Autênticos, Valle de las Rocas e Mirante do Vulcão Ollagüe para admirar o vulcão ativo e seu topo de 5.865 metros, com a paisagem desértica ao redor. Continuação para as Lagunas Menores, que estão mais próximas ao Salar do Uyuni. A Laguna Hedionda é a mais linda de um grupo de seis lagoas localizadas muito perto uma das outras, lugar onde é possível encontrar uma grande variedade de flamingos rosas e brancos. Saída para a acomodação em lodge rústico no Desierto de Siloli. Neste dia o almoço está incluso.
Hospedagem no Desierto de Silioli (Lodge Rústico).
11° dia - Desierto de Siloli - Árbol de Piedra - Laguna Colorada - Geyser Sol de Mañana - Aguas Termales de Polques - Laguna Verde - Hito Cajón - San Pedro de Atacama
Café da manhã no hotel. Neste dia, saída para conhecer as formações rochosas no Desierto de Siloli e a Árbol de Piedra. Em seguida, saída para a Laguna Colorada, onde será possível observar uma enorme quantidade de flamingos, além da impressionante cor da água que se forma devido aos sedimentos vermelhos e as algas presentes na água. Continuação para o Geyser Sol de Mañana, fenômeno natural que surpreende por causa do vapor quente emitido pelos gêiseres que alcançam alturas de até 15 metros. Para finalizar, visita as Aguas Termales de Polques e a Laguna Verde, localizada ao pé do vulcão Licancabur. Saída para Hito Cajón e chegada prevista por volta das 14h00. Parada para os trâmites da aduana e troca de veículo. Continuação para San Pedro de Atacama. Neste dia o almoço está incluso.
Hospedagem em San Pedro de Atacama.
12° Dia - San Pedro de Atacama - Vale da Lua e Vale da MorteCafé da manhã no hotel. Neste dia, saída para conhecer os Vales da Morte e da Lua, parte da Reserva Nacional Los Flamencos, localizado dentro da Cordilheira de Sal, a curta distância de San Pedro de Atacama. O tour inicia em um cânion estreito e rodeado por altos paredões, para depois chegar ao Vale da Morte, lugar com belas formas e cores onde será feita uma caminhada pelas dunas entre os morros e cortes de montanhas produzidas pelas erosões da água e do vento. Parada para uma curta caminhada. Em seguida, saída para o Vale da Lua, formado por una depressão de solo salino, cercado de pequenos morros com belas formas e cores onde será possível caminhar e observar um espetáculo geológico com formas que se assemelham à superfície da lua. Visita às estatuas de sal conhecidas como "Las Tres Marías. Para finalizar, subida pela grande duna ao pôr do sol para admirar em todo seu esplendor. Retorno ao hotel e chegada por volta das 19h00.
Hospedagem em San Pedro de Atacama.
13° Dia - San Pedro de Atacama - Salar de Atacama, Toconao e Lagunas AltiplânicasNeste dia, saída do hotel aproximadamente às 06h30 para Toconao (durante o trajeto, será possível desfrutar as vistas deslumbrantes do vulcão Licancabur e da planície do salar. Visita a Toconao um, pequeno povoado colonial com pitorescas construções de pedra liparita (vulcânica) e a antiga igreja de San Lucas. Em seguida, saída para o Salar de Atacama (Reserva Nacional Los Flamencos, Lagoa Chaxa), uma área protegida que apresenta blocos de sal e lagoas com sal em formação, habitada por aves típicas e flamingos. Continuação para uma breve visita em Socaire, um povoado de origem pré-hispânica que se destaca por seu tradicional cultivo em terraços agrícolas e casas típicas do estilo Atacamenho: paredes de pedra e teto de barro e madeira. Para finalizar, visita as lagoas Miscanti e Miñiques, localizadas a 4.300 metros, de águas azuis, rodeadas por vulcões e habitadas por aves andinas. Retorno ao hotel e chegada por volta das 14h00. Inclui: café da manhã e almoço (box lunch) durante o passeio.
Hospedagem em San Pedro de Atacama.
14° Dia - San Pedro de Atacama - Geysers del Tatio e MachucaSaída do hotel em torno das 04h30 para conhecer os Geyseres del Tatio, que estão a 4.300m de altitude. Chegada por volta de 07h30 e caminhada guiada pelo campo geotérmico, onde será possível observar os jatos e colunas de vapor, poças de água borbulhante e altos cumes ao redor. Nesse horário os gêiseres estarão com toda a força geotérmica concentrada, momento em que suas colunas de vapor podem alcançar uma altura de quase 6m. Uma curta caminhada permitirá observar alguns exemplares de fauna andina como vizcachas (roedores) e guanacos, bem como a vegetação característica da região andina. Ali, será servido o café da manhã (lunch box). Para finalizar, no retorno a San Pedro, visita ao pequeno povoado de Machuca, com pequenas casas feitas em adobe e uma igreja. Seus poucos habitantes hoje se dedicam ao pastoreio, agricultura e produção de queijos. Chegada em San Pedro por volta de 12h30 e restante do dia livre.
Hospedagem em San Pedro de Atacama.
*Sugestão: neste dia você pode optar pela visita às Termas de Puritama ao invés de Machuca. As Termas são ideais para um banho de relaxamento. Suas águas fluem entre as rochas e dão início ao rio de água quente, que possui uma temperatura média de 33°C. O lugar conta com passarelas e vestiários em frente a cada piscina natural.Para esta opção, haverá um acréscimo, consulte-nos!15° Dia - San Pedro de Atacama - Calama Café da manhã no hotel. Em horário oportuno, traslado ao aeroporto de Calama.
*Importante:- O voo de saída de Calama deve ser entre 09h00 e 20h00 (horário de operação do traslado regular). Fora desse horário, o traslado deverá ser privado. Consulte-nos suplemento.O roteiro poderá ser alterado de acordo com as condições climáticas ou sempre que necessário, visando sempre preservar a segurança e o conforto dos passageiros e da equipe.